É muito comum que os paciente submetidos a cirurgia bariátrica precisem de suplementação de ferro. Mas, afinal, qual a importância do ferro para o organismo?

Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre a importância desse elemento e como repor no organismo. Confira!

Afinal, qual a importância do ferro para o organismo?

A cirurgia bariátrica é uma das melhores alternativas para pacientes obesos que desejam mais qualidade de vida. No entanto, é preciso seguir à risca inúmeros cuidados antes e depois do procedimento.

O principal cuidado é em relação a alimentação, principalmente com a reposição de ferro e vitaminas essenciais. Mas, afinal, qual a importância do ferro para o organismo?

O ferro é um componente da hemoglobina, que realiza o transporte e distribuição do oxigênio pelos tecidos do corpo. Além disso, é um mineral muito importante, que atua em vários processos do nosso organismo.

Além disso, a deficiência de ferro pode levar a quadros de anemia. Entendeu qual a importância do ferro para o organismo?

Por que ocorre a deficiência de ferro após bariátrica?

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse elemento, veja qual a importância do ferro para o organismo após a bariátrica.

Após o procedimento, é comum que paciente desenvolvam quadros de anemia, principalmente após os dois primeiros anos. Isso acontece devido à dificuldade de absorção do ferro pelo organismo.

Inclusive, em cirurgias em que o alimento deixa de passar pelo duodeno, a anemia é ainda mais comum. Isso porque o duodeno é a principal área de absorção do ferro.

Além disso, outras causas que levam à deficiência de ferro são: intolerância a carnes no geral, diminuição da secreção do ácido gástrico e menstruação, no caso de mulheres.

Por isso, o paciente deve consumir, em média, 40 a 100 mg de ferro por dia no pós-operatório. Para mulheres em idade reprodutiva, a recomendação pode aumentar para 100 mg por dia.

Em alguns casos, o paciente pode precisar de suplementação de ferro e de outras vitaminas. Por isso é de extrema importância contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar para garantir uma melhor recuperação.

Afinal, são esses profissionais que poderão diagnosticar a anemia de forma precoce. Dessa forma, há uma diminuição dos impactos na recuperação do paciente. 

Principais sintomas da deficiência de ferro

Como visto acima, manter os níveis de ferro regulares é de extrema importância para o organismo. Principalmente após a cirurgia bariátrica.

Os principais sintomas da deficiência de ferro são: fraqueza, fadiga, palidez da pele e também falta de ar em casos mais sérios.

Além disso, pode ocorrer uma redução na produtividade e da capacidade de aprendizado, retardo no crescimento e perda da capacidade cognitiva.

Para manter os níveis de ferro no organismo é essencial consumir alimentos ricos nesse elemento. As principais fontes são fígado e vísceras, além de carne de aves, boi e peixes no geral.

Outros alimentos são as leguminosas, como feijão, soja e lentilha, vegetais verde-escuros, cereais integrais, sementes de abóbora, nozes, amendoim e algumas frutas.

No entanto, é de extrema importância contar com a ajuda de um nutricionista para elaborar uma dieta que auxilie na recuperação. Entendeu qual a importância do ferro para o organismo, principalmente após cirurgia bariátrica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘