A cirurgia bariátrica pode causar alterações nutricionais por comprometer a ingestão, digestão e absorção de nutrientes. Além de manter uma dieta equilibrada, os pacientes que passaram por esse tipo de cirurgia talvez precisem tomar suplementos nutricionais no pós-operatório, e de acordo com o parecer médico, ao longo da vida.

Como cada tipo de cirurgia requer um tipo diferente de suplemento vitamínico, o acompanhamento e verificação regular de um profissional é essencial.

O que ninguém te conta, sobre uso de vitaminas pós bariátrica

Confira a seguir, os principais suplementos indicados de acordo com os dados da BOMSS (British Obesity and Metabolic Surgery Society) e da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

Suplementos vitamínicos para bariátricos

Veja os 4 mais indicados para os pacientes bariátricos:

– Vitaminas do complexo B: a vitamina B12 e a vitamina B9 são necessárias para evitar dores, fadiga, cãibras, perda de memória, confusão mental, paralisias, rachaduras na boca e língua, entre outros problemas de saúde.

– Ferro: a suplementação de ferro pode ser recomendada para todos os tipos de cirurgia bariátrica, variando apenas a dose em cada caso.

Quando esse nutriente está baixo no organismo, pode causar anemia ferropriva.

– Cálcio e vitamina D: fundamental para manter a saúde dos ossos, o cálcio e a vitamina devem estar presentes na vida dos pacientes que fizeram cirurgia que envolvem desvio intestinal.

A indicação, quantidade e frequência do uso dos suplementos e vitaminas deve ser feita por um profissional. Nunca faça uso de qualquer medicamento sem prescrição médica.

Gostou deste post? Você também pode gostar do post: 10 mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica