Dentre os sintomas pós cirurgia bariátrica, a síndrome de dumping é bem conhecida e causa bastante desconforto. Ela é ocasionada pela passagem rápida do estômago para o intestino, de alimentos com grandes concentrações de gordura e/ou açúcares.

Ela acontece após a pessoa ingerir alimentos ricos em gordura (óleos vegetais e carnes gordurosas) ou em carboidratos simples (doces, leite condensado, mel, chocolates, geleias e refrigerantes). Dentre os sintomas estão: cefaleia, taquicardia, sudorese, náuseas, fraqueza e diarreia. Eles podem ocorrer entre 30 a 60 minutos após a refeição ou entre 1 a 3 horas.

Não são todas as pessoas que fizeram a cirurgia que sofrem da síndrome, pois existem técnicas cirúrgicas que evitam o problema. Somente após a operação o paciente saberá se tem sensibilidade ou não a determinado tipos de alimentos.

Apesar de não ter cura, nem um tratamento preventivo, a grande maioria das pessoas aprende a conviver com o dumping, evitando os alimentos que mais causam as crises. Algumas mudanças nos hábitos alimentares podem contribuir: aumentar o número de refeições ao dia e diminuir a quantidade de alimentos, não ingerir líquidos durante as refeições, aumentar o consumo de alimentos com fibras e mastigar bem.

Caso as mudanças não sejam suficientes para resolver o problema, procure seu médico. Ele poderá receitar remédios que auxiliem o processo.