A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos mais indicados para tratar a obesidade. No entanto, pode causar diversos impactos na vida do indivíduo. Por essa razão, uma das dúvidas mais comuns é: quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso ter relação?
Além desta, muitas outras dúvidas tomam conta do paciente que opta pela cirurgia bariátrica. Por isso, reunimos aqui alguns esclarecimentos que podem ajudar. Continue a leitura para saber mais!
Afinal, quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso ter relação?
Considerada uma doença crônica, a obesidade pode desencadear outros problemas graves de saúde. Por isso, a cirurgia bariátrica é uma das melhores opções de tratamento para quem não consegue emagrecer apenas com a adoção de um estilo de vida mais saudável.
No entanto, além da perda de peso, esse procedimento pode causar outras mudanças na rotina dos pacientes. Por isso, antes de decidir sobre a realização da cirurgia bariátrica é preciso conversar com um médico para esclarecer todas as dúvidas.
Um dos questionamentos mais comuns é: quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso ter relação? Porém, algumas outras dúvidas também são bastante recorrentes.
Por isso, reunimos aqui algumas respostas importantes sobre as mudanças no estilo de vida e na rotina após a cirurgia bariátrica. Veja só!
Vou precisar fazer repouso por quanto tempo?
A recuperação após a cirurgia bariátrica pode demorar de seis meses a um ano. No entanto, logo no primeiro mês o paciente já poderá sair do repouso, começando com atividades leves.
A maioria dos médicos recomendam um período mínimo de três semanas antes de realizar qualquer atividade intensa. Entretanto, esse tempo pode aumentar dependendo do caso e da complexidade da cirurgia.
Quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso ter relação?
Assim como as atividades físicas, o sexo é uma atividade que mobiliza toda a musculatura corporal. Por isso é preciso evita-lo durante a recuperação para que não apareça nenhuma complicação.
Dependendo da técnica utilizada para a cirurgia, o indivíduo poderá voltar a ter relações sexuais de duas a três semanas após o procedimento. Entretanto, como cada procedimento exige um tempo de recuperação específico, é importante consultar o médico responsável antes de retomar qualquer atividade.
Após a cirurgia pode haver queda da libido?
É muito comum que após a cirurgia bariátrica ocorra uma melhora da libido, principalmente pela elevação da autoestima. Isso porque o paciente passa a se sentir mais seguro com o próprio corpo, o que pode aumentar o desejo sexual.
Estima-se que a vida sexual melhore após os seis primeiros meses. Afinal, é preciso levar em consideração o tempo de adaptação com todas as mudanças e cuidados necessários após a cirurgia bariátrica.
Caso haja uma queda da libido, a recomendação é que o paciente procure um médico especialista para identificar as possíveis razões e indicar um tratamento, se for necessário.
Posso engravidar após a cirurgia bariátrica?
Como falamos acima, uma das dúvidas mais comuns é: Quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso ter relação? Geralmente, esse questionamento é acompanhado por dúvidas sobre a possibilidade de engravidar após o procedimento.
Para mulheres que pretendem engravidar após a realização do procedimento, é aconselhável aguardar 15 meses, pelo menos. Ao final deste período, recomenda-se passar por uma avaliação com um médico especialista para fazer o acompanhamento paralelo.
É preciso fazer cirurgia plástica depois da cirurgia bariátrica?
Outra dúvida bastante comum é sobre a necessidade de fazer uma cirurgia plástica após o procedimento. No entanto, esse tipo de necessidade só poderá ser avaliado após a realização da cirurgia bariátrica.
Afinal, tudo dependerá da elasticidade da pele de cada paciente. Além disso, é recomendado que o indivíduo aguarde pelo menos um ano e meio para que o peso se estabilize e, então, faça uma avaliação para analisar a possiblidade de fazer a cirurgia plástica.
Como evitar o ganho de peso pós operação?
A cirurgia bariátrica tem como função tratar o excesso de peso, no entanto é necessário adotar um novo estilo de vida para que o resultado seja duradouro. Isso inclui a prática de atividades físicas e uma dieta saudável e equilibrada.
Alguns estudos mostram que pelo menos 35% dos pacientes terão um reganho de peso após alguns anos. No entanto, dificilmente ele recuperará todo o peso perdido após a cirurgia bariátrica. Isso só poderá acontecer em função da adaptação do metabolismo do indivíduo e de maus hábitos alimentares.
Exercícios físicos serão liberados depois de quanto tempo?
Essa resposta é bastante parecida com a da questão: Quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso ter relação? Afinal, os exercícios também envolvem esforço de boa parte da musculatura corporal.
No entanto, as atividades físicas serão essenciais para uma boa recuperação e também para manter os resultados conquistados através da cirurgia. Por isso, elas deverão ser incluídas aos poucos na recuperação do paciente.
Nas primeiras semanas após o procedimento são recomendadas apenas caminhadas leves. Depois de dois meses outros exercícios poderão ser liberados, mas com consentimento médico.
Além disso, é recomendado que o paciente faça fisioterapia e exercícios que auxiliem na circulação e respiração após realizar a cirurgia bariátrica.
Depois de quanto tempo poderei voltar ao trabalho?
Normalmente, a licença médica é de 14 dias dependendo do procedimento cirúrgico. Porém, é recomendado que o paciente não faça muito esforço no primeiro mês, realizando apenas atividades que não exijam muita força.
Após o primeiro mês de recuperação, se o paciente não apresentar nenhuma complicação, poderá retomar as atividades do trabalho aos poucos, seguindo as orientações da equipe médica.
É preciso fazer suplementação de vitaminas?
Geralmente, todos os pacientes precisam fazer a reposição de algumas vitaminas após o procedimento bariátrico. Isso pode acontecer a partir da terceira e quarta semana com a inclusão de um complexo de vitaminas e complexo B na dieta.
No caso das mulheres, pode ser necessário suplementar o cálcio e a vitamina D também. Além disso, independentemente do tipo de cirurgia, o fluxo menstrual pode aumentar e, por essa razão, a suplementação de ferro também pode ser necessária.
Em relação à alimentação, é de extrema importância que o paciente siga de forma rigorosa as orientações do nutricionista. Afinal, a dieta saudável e equilibrada é fundamental para uma boa recuperação e, acima de tudo, para alcançar os resultados desejados com a cirurgia bariátrica.
Como podemos ver muitas dúvidas podem surgir a respeito da cirurgia bariátrica. Afinal, será preciso se adaptar a um novo estilo de vida com a adoção de hábitos saudáveis.
Por isso, é muito importante procurar um profissional especializado e de confiança para eliminar todas as dúvidas antes de realizar o procedimento.