A cirurgia bariátrica é um procedimento cada vez mais comum para tratar obesidade em todo o mundo. Afinal, o procedimento é o mais indicado para reduzir o risco de surgirem outras doenças relacionadas. No entanto, é preciso ter um peso mínimo para fazer cirurgia bariátrica.

Além disso, a realização desse procedimento possui outros critérios, como: índice de massa corporal, idade e doenças associadas, por exemplo. Então, se você está buscando informações sobre a cirurgia bariátrica, continue lendo este texto para saber mais.

Peso mínimo para fazer cirurgia bariátrica: entenda esse e outros critérios

A obesidade é um dos problemas de saúde mais comuns do século XXI.  Embora seja associada a fatores genéticos, ela também é reflexo de hábitos como alimentação desequilibrada e sedentarismo.

Além do ganho excessivo de peso, a obesidade pode trazer outros riscos para a saúde do paciente, como infarto, hipertensão e diabetes, por exemplo. Por isso, a cirurgia bariátrica é uma das melhores opções para pacientes que não conseguem perder peso.

Isso porque, além de reduz o peso consideravelmente, a cirurgia bariátrica também melhora a qualidade de vida e reduz as chances de surgirem outros problemas de saúde. No entanto, é preciso saber que esse procedimento é indicado para pessoas com alto grau de obesidade, e não apenas com sobrepeso.

Por essa razão, além de um peso mínimo para fazer cirurgia bariátrica, o paciente também precisa estar dentro de outros critérios importantes. Veja só!

Índice de Massa Corporal

Para começar, o procedimento é indicado para indivíduos obesos com IMC acima de 40. No entanto, pessoas que tenham IMC acima de 35 e pelo menos duas doenças relacionadas à obesidade também podem optar pela cirurgia.

Já os indivíduos que não se encaixam nesse quadro devem optar por um tratamento clínico antes de optar pela cirurgia bariátrica. Porém, é importante ressaltar que cada caso é analisado por um médico especialista. Por isso, procure ajuda de um profissional para entender o seu caso.

Idade mínima

Uma das dúvidas mais comuns é se adolescentes podem optar pelo procedimento. Afinal, assim como existe o peso mínimo para fazer cirurgia bariátrica, também há uma idade mínima recomendada.

O Ministério da Saúde considera a idade mínima de 16 anos para realizar o procedimento. No entanto, a cirurgia bariátrica só é indicada para jovens se houver risco de vida por conta da obesidade. Caso contrário, é recomendado um tratamento clínico com mudança de estilo de vida.

Nesses casos, é de extrema importância que a equipe hospitalar oriente a família a respeito da cirurgia e do comprometimento necessário com a mudança do estilo de vida. Afinal, novos hábitos são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Além da idade mínima, pacientes idosos também precisam de atenção especial. Por essa razão, indivíduos acima de 65 anos de idade também precisarão passar por uma avaliação individual antes de optar pela cirurgia.  

Doenças associadas

Assim como o peso mínimo para fazer bariátrica, algumas doenças associadas também são fatores determinantes para a realização do procedimento. Isso porque a obesidade pode causar outros problemas e colocar em risco a saúde do paciente.

Dentre as doenças associadas à obesidade, as mais comuns são: hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, diabetes, esteatose hepática, dentre outras.

No entanto, o médico responsável precisa avaliar o quadro de saúde do paciente antes de optar pela cirurgia bariátrica.

Tempo de evolução da doença

Outro critério levado em consideração para realizar a cirurgia é o grau de obesidade e o tempo de evolução da doença. Além disso, é importante que o paciente já tenha tentado emagrecer por meio de dietas, exercícios e medicamentos por cerca de dois anos antes de optar pela cirurgia bariátrica.

Aqui também cabe um alerta importante. Muitos pacientes pensam em engordar mais alguns quilos para se submeter a cirurgia. Porém, esse caminho é muito arriscado, uma vez que ele pode estar colocando a própria vida em risco.

Então, antes de tomar qualquer iniciativa, procure um médico para uma conversa aberta e esclarecedora sobre o assunto. Afinal, só um profissional poderá indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Exames para realizar a cirurgia bariátrica

Além desses critérios, como peso mínimo para fazer cirurgia bariátrica, alguns exames também são obrigatórios. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, os principais são:

Endoscopia digestiva

O exame de endoscopia pode identificar doenças que atingem o tubo digestivo, como gastrites, úlceras, doenças infecciosas, refluxos e até mesmo o câncer no estômago. Por isso, ele é fundamental para analisar o quadro do paciente que passará pela cirurgia bariátrica.

Para realizar esse exame, o paciente precisa permanecer em jejum alimentar entre 8 e 12 horas, além de um jejum líquido de 4 horas. Além disso, alguns medicamentos utilizados durante o exame podem causar sonolência, portanto recomenda-se levar um acompanhante maior de idade no dia da realização do exame.

Depois do exame, o paciente deve ficar em repouso e aguardar até que o efeito da sedação passe para se alimentar normalmente. Nesse momento, é recomendada uma refeição leve e com alimentos de fácil digestão.

Ultrassom abdominal

Esse exame é um método de diagnóstico por imagem que detecta doenças ou variações anatômicas com base na forma, textura e tamanho dos órgãos. Além disso, é muito eficaz no diagnóstico de doenças que não parecem de forma adequada em radiografias.

Apesar de ser um exame inofensivo, alguns cuidados antes da realização do ultrassom abdominal são necessários. Dentre eles, a ingestão de 3 copos de água e ficar sem urinar até o final do exame.

Além disso, é recomendado que a última refeição, leve e sem gordura, seja ingerida 6 horas antes da ultrassonografia.

Exames de sangue

Assim como em qualquer outra cirurgia, para o procedimento bariátrico a saúde do paciente é prioridade. Por isso, os médicos solicitam uma bateria de exames para analisar o histórico da saúde do indivíduo.

Dentre os exames necessários estão: hemograma, leucograma, eritrograma, glicemia e colesterol. Além disso, é importante realizar um exame de urina tipo I e até um de fezes para detectar possíveis parasitoses intestinais. 

É importante ressaltar que cada paciente é avaliado de forma única e individual. Diante disso, o médico pode solicitar outros exames, se achar necessário para o seu caso específico.

Como você pode ver, além do peso mínimo para fazer cirurgia bariátrica, muitos outros critérios e cuidados são fundamentais para um bom resultado. Por isso, é muito importante que o indivíduo faça o acompanhamento com todos os médicos: cirurgião, cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘