É muito comum que o paciente volte a ganhar peso após alguns anos da realização da cirurgia bariátrica. O que muitos ainda não sabem que é existe um tratamento bastante eficaz, conhecido como plasma de argônio.

Realizado por endoscopia, esse tratamento pode ajudar a evitar o reganho de peso. Abaixo, vamos explicar melhor o que é esse procedimento e as suas vantagens. Confira!

https://youtu.be/IVhFGL3tyT4

O que é tratamento com plasma de argônio?

O plasma de argônio é uma técnica aplicada para sangramentos, cauterização de lesões e até tumores. Além disso, também é usado para estreitar a emenda entre o estômago e o intestino realizada na cirurgia bariátrica.

Dessa forma, é possível evitar o reganho de peso que pode ocorrer após alguns anos do procedimento. No entanto, é indicado apenas para pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica pela técnica do Bypass gástrico.

Além disso, é recomendado para pacientes que iniciaram o reganho de peso após dois anos de cirurgia. O mesmo vale para pacientes que pararam de perder peso neste período.

O tratamento com plasma de argônio também pode ser realizado por pacientes com reganho de 10% do peso ou mais do mínimo peso alcançado após gastroplastia

Como é realizado o procedimento?

Antes de optar pelo tratamento, o paciente deve passar por uma consulta médica. Afinal, é o médico quem irá avaliar a necessidade de realizar o procedimento e solicitar os exames necessários.

Geralmente, o paciente deve realizar uma endoscopia para avaliar se pode realizar o tratamento com plasma de argônio. Em alguns casos, o médico também pode solicitar exames de coagulação.

Além disso, é importante que o paciente passe por consultas com a nutricionista e psicóloga antes da realização do tratamento.

O procedimento com plasma de argônio é feito como uma endoscopia, passando um cateter com duplo lúmen por dentro do endoscópio. Ao chegar na região a ser aplicada, é disparada uma corrente elétrica por um lúmen, enquanto pelo outro passa o gás argônio.

Quando ambos se encontram na ponta do cateter é formado um plasma de coagulação capaz de desnaturar o tecido aplicado. Por essa razão, apenas médicos endoscopistas treinados devem aplicar a técnica.

Vantagens do plasma de argônio

O tratamento com argônio é bastante seguro e possui baixíssimo índice de complicações graves.

Outra vantagem é que o paciente realiza o procedimento e recebe alta no mesmo dia, já que não há necessidade de ser levado para o centro cirúrgico. Por isso, não há necessidade de afastamento do trabalho.

Além disso, o tratamento é pouco sintomático após a aplicação do argônio e os resultados são bastante satisfatórios em poucas sessões. Por fim, é minimamente invasivo e realizado sob sedação endoscópica. Dessa forma, não há necessidade de aplicar anestesia geral.

Cuidados após o procedimento

Após a realização do procedimento com plasma de argônio é preciso seguir uma dieta prescrita por um nutricionista. Esse cuidado deve ser seguido por, pelo menos, 20 dias.

Além disso, é preciso tomar um medicamento para a proteção do estômago e outros que ajudam na cicatrização do local onde foi feita a aplicação.

Geralmente, é preciso de duas a três sessões para alcançar o objetivo de fechamento da anastomose.

Depois do procedimento, é necessário associar tratamentos multidisciplinares com nutricionista e psicólogo. Assim é possível promover a perda de peso e ainda corrigir distúrbios alimentares.

Embora não seja necessário anestesia geral, o paciente receberá sedação venosa. Por isso, é importante ter um acompanhante maior de 18 anos.

Entendeu o que é o tratamento com plasma de argônio? Antes de optar pelo procedimento, procure um médico para tirar todas as suas dúvidas.

Uma resposta

  1. Será que eu poderia fazer cirurgia de plasma de argônio? Fiz bariátrica em 2015 e tive ganho de
    Peso. Minha cirurgia foi SLEEVE tem como me tratar com plasma de argônio???

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘