Estudos recentes descobriram que ocorrem modificações genéticas após cirurgia bariátrica. De acordo com a análise, essas alterações ajudam a devolver a saúde aos pacientes e acontecem nos primeiros seis meses após o procedimento.

Mas, afinal, o que são essas alterações e por que elas acontecem? Para entender mais sobre o assunto, reunimos abaixo tudo o que você precisa saber. Continue a leitura!

O que são e por que ocorrem modificações genéticas após cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento recomendado para tratar a obesidade e garantir mais bem-estar aos pacientes. O que foi descoberto recentemente é que o paciente pode sofrer modificações genéticas após cirurgia bariátrica para alcançar esses resultados.

A conclusão é baseada em um estudo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP. De acordo com a pesquisa, essas transformações genéticas podem explicar os efeitos benéficos do procedimento como perda de gordura corporal, melhora metabólica e controle lipídico e glicêmico.

Nos dados analisados, os pacientes com obesidade severa mostraram níveis de genes específicos que controlam a forma como a gordura é queimada e armazenada no corpo. Após a cirurgia, os níveis desses mesmos genes são restaurados a um estado saudável, refletindo a perda de peso e melhora do metabolismo em geral.

Outros resultados obtidos

A mesma pesquisa também identificou que esses genes apresentam uma resposta adaptativa diferente em casa fase do pós-operatório. Assim, eles são capazes de controlar o processo inflamatório, a produção de proteínas e a resposta à oxidação no tecido adiposo.

Além disso, essas modificações genéticas após cirurgia bariátrica podem apresentar um padrão gênico similar ao de indivíduos saudáveis. Esses resultados podem ser úteis para a concepção de novos medicamentos para o controle de peso.

Quem pode realizar a cirurgia bariátrica?

Como falamos acima, a cirurgia bariátrica oferece muitos benefícios para indivíduos obesos e que não conseguem perder peso através de outros métodos.

Esse procedimento também ajuda na remissão de doenças como diabetes e hipertensão, além de diminuir os riscos de mortalidade e melhorar a qualidade de vida.

No entanto, é preciso estar dentro de alguns critérios para poder realizar o a cirurgia bariátrica. Dentre eles:

A idade também é um critério determinantes para a realização da cirurgia. Isso porque pacientes com idade entre 18 e 65 anos não possuem restrições. Porém, acima de 65 será necessário passar por uma avaliação mais detalhada.

Já para pacientes com menos de 16 anos, o procedimento deve ser consentido pela família ou responsável legal. Além disso, os responsáveis deverão acompanhar o paciente durante o período de recuperação.

Entendeu mais sobre o procedimento e quais são as modificações genéticas após cirurgia bariátrica? Lembre-se de que cada caso deve ser analisado de forma específica por uma equipe multidisciplinar.

Então, se você quer saber mais sobre a cirurgia bariátrica, procure por um médico especialista de confiança para tirar todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘