A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), fez algumas recomendações para os paciente bariátricos e metabólicos durante a pandemia do Covid-19.

Mesmo que a cirurgia bariátrica por si só não se configura no critério de inclusão para o grupo de risco, é necessário que os pacientes tomem alguns cuidados essenciais. Confira as recomendações:

1 – Os pacientes bariátricos e metabólicos devem seguir os mesmos cuidados da população em geral, enfatizando as medidas de higiene e isolamento social, sem esquecer das recomendações nutricionais e de suplementação indicadas pela equipe multidisciplinar;

2 – A obesidade e doenças associadas são fortes indicadores de risco, os pacientes que ainda não obtiveram controle pleno dessas doenças realizarem o isolamento e cuidados redobrados;

3 – O paciente submetido a cirurgia bariátrica/metabólica deve manter o acompanhamento médico rigoroso, inclusive no período de isolamento. Se necessário o acompanhamento deverá ser feito através da telemedicina;

4 – O estado nutricional do paciente bariátrico deve ser avaliado periodicamente pela nutricionista, assim como atividade física e o acompanhamento psicológico devem manter-se como prioridade, inclusive período de isolamento/quarentena;

5 – Lembre-se de lavar as mãos cuidadosamente ou usar álcool em gel;

6 – Cumpra as medidas de isolamento recomendado pelas autoridades sanitárias;

7 – Evite cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, abraços ou beijos;

8 – Em caso de dúvidas procure o seu cirurgião bariátrico/metabólico.

Não se esqueça que além de cuidar do seu corpo, esse momento requer também cuidados com a saúde mental. Não hesite em procurar ajuda médica para qualquer problema.