O coração precisa de exercício como qualquer outro músculo. Músculos que são utilizados regularmente se tornam mais fortes e saudáveis, enquanto músculos que não são usados ​​enfraquecem e atrofiam. Quando é exercitado, o coração pode bombear mais sangue pelo corpo e continuar trabalhando com a eficiência ideal com pouca tensão. Isso provavelmente ajudará a manter-se saudável por mais tempo. O exercício regular também ajuda a manter flexíveis as artérias e outros vasos sanguíneos, garantindo bom fluxo sanguíneo e pressão arterial normal.

Viver um estilo de vida sedentário ou inativo tem sido consistentemente um dos cinco principais fatores de risco para doenças cardíacas. Outros fatores de risco incluem pressão alta, colesterol alto, tabagismo e obesidade. Aqueles com baixos níveis de aptidão física também experimentam uma maior taxa de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco e morte.

Os benefícios do exercício

Enquanto a falta de atividade física aumenta o risco de doença cardíaca, o exercício regular diminui. Considere o seguinte:

– O exercício ajuda a controlar a pressão arterial porque estimula o “óxido nítrico”, que mantém os vasos sanguíneos abertos.

– Um estudo publicado no British Medical Journal descobriu que as mulheres que se comprometiam com caminhadas regulares aumentavam seus níveis de colesterol HDL (“bom”). Este exercício regular correlacionou-se a uma redução de mais de 50% nos eventos coronários.

– Os pesquisadores descobriram que pacientes com ataque cardíaco que participaram de um programa formal de exercícios tiveram uma taxa de mortalidade reduzida de 20 a 25%. Alguns estudos mostraram uma taxa de redução ainda maior. Várias grandes revisões de pesquisas anteriores também concluem que os pacientes que se envolvem em reabilitação baseada em exercícios após um ataque cardíaco têm maior probabilidade de viver mais.

– Uma revisão de estudos ao longo do último meio século mostra que a atividade física reduz o risco de doença arterial coronariana. Os indivíduos mais ativos fisicamente geralmente apresentavam taxas de doenças 50% menores do que aquelas sedentárias.

– Verificou-se que mesmo aqueles com insuficiência cardíaca se beneficiam do exercício, o que aumenta a capacidade do coração de bombear sangue ao longo do tempo e melhora a qualidade de vida. 

Quanto é suficiente?

Segundo a American Heart Association, o exercício de 30 minutos por dia, cinco dias por semana, melhorará a saúde do coração e ajudará a reduzir o risco de doenças cardíacas. Eles definem “atividade física” como qualquer coisa que faça você mover seu corpo e queimar calorias. Isso inclui: subir escadas, praticar esportes, caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e muito mais.

Não importa o que você faça, todos os estudos indicam que algum exercício é melhor que nenhum. De acordo com uma revisão publicada na Circulation, as pessoas que realizavam 150 minutos de atividades de lazer de intensidade moderada por semana tinham um risco 14% menor de doença cardíaca coronariana do que aquelas que não relataram nenhum exercício. Quanto mais você se exercita, menor o seu risco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘