Uma dúvida bastante comum entre pacientes obesos que optam pela cirurgia é como ficará o estômago pós bariátrica

Pensando nisso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a alteração desse órgão após o procedimento. Continue a leitura!

Estômago pós bariátrica: entenda as principais mudanças

Antes de explicar como fica o estômago pós bariátrica é importante saber que existem duas técnicas distintas. São elas: Bypass gástrico em Y-de-Roux e Gastrectomia Vertical (Sleeve). 

É importante ressaltar que não há diferença em relação ao risco para o paciente. No entanto, a escolha da técnica envolve fatores específicos. Isso porque elas alteram os órgãos de maneira diferente para promover o emagrecimento.

Sendo assim, o método a ser realizado será indicado pelo cirurgião após avaliar o seu quadro de saúde. Para entender melhor, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas.

O estômago pode dilatar após cirurgia bariátrica?

Bypass

Nesse procedimento, o estômago é reduzido a um volume de 25 ml. Para isso, são usados grampeadores cirúrgicos, formando uma pequena bolsa, conhecida como “pouch”.

O restante do estômago, chamado de excluso, continua no abdômen, porém os alimentos são desviados e não passam mais por ele.

A restrição à passagem de alimentos acontece pela estreita emenda (anastomose) entre o novo estômago e o intestino. Assim, a probabilidade de haver uma dilatação do órgão é pequena.

Além disso, a produção de suco gástrico no excluso continua, mas seguirá pelo duodeno até alcançar os alimentos mais abaixo do intestino.

A cicatrização ocorre no primeiro mês, por isso é importante seguir a dieta líquida nesse período. Entendeu como fica o estômago pós bariátrica Bypass?

Gastrectomia Vertical

Na Gastrectomia Vertical, o estômago é reduzido a aproximadamente 200 ml, por meio da retirada do fundo e do corpo do estômago. Nesse caso, não há desvio na passagem de alimentos e não há estômago excluso, já que o excesso é retirado.

No procedimento, o órgão é cortado no sentido vertical, sendo que a parte com maior capacidade de dilatação é desprezada.

Assim como no Bypass, a cicatrização ocorrer em cerca de 4 semanas, sendo necessário seguir uma deita líquida. Como parte do órgão é retirado do organismo, esse procedimento é considerado irreversível.

Além de saber como fica o estômago pós bariátrica, é importante saber que os procedimentos também causam efeitos metabólicos.

Isso porque há uma redução na produção de grelina, conhecido como hormônio da fome, e outros hormônios relacionados. Dessa forma, também auxiliam no aumento da saciedade do paciente, contribuindo para a manutenção do peso. 

Embora ocorram restrições de volume de alimentos, a quantidade de nutrientes e calorias ingerida é suficiente para a saúde do paciente. Mas, para isso, é preciso seguir uma série de cuidados com a saúde, começando pela mudança de hábitos.

Isso porque o paciente deverá seguir uma dieta equilibrada e incluir a prática de exercícios físicos regulares na rotina. Em alguns casos pode ser necessário incluir a suplementação de vitaminas na dieta do paciente.

Entendeu como fica o estômago pós bariátrica? Embora os tipos de cirurgia não apresentem riscos ao paciente, é importante consultar um médico especialista. Afinal, só ele saberá indicar o melhor procedimento para o seu caso.

Uma resposta

  1. Pois é fiz a cirurgia em 2015 SLEEVE uma
    MerdA. Eu e umas 16 pessoas das quais 12 engodaram tudo de novo inclusive eu. Agora não posso fazer a cirurgia da banda de Argônio em fim não posso fazer mais nada. Existe uma condição de eu fazer uma bipasses??? Aguardo resposta