A cirurgia bariátrica bypass consiste na redução do estômago e na alteração do intestino. Dessa forma, ajuda o paciente a fazer a ingestão de menores quantidades, auxiliando na perda de peso.

Para saber tudo sobre esse tipo de procedimento, continue a leitura!

Quando a bariátrica bypass é realizada?

A cirurgia bariátrica bypass é um dos procedimentos mais utilizados para pacientes com obesidade grau 3. Isso porque é capaz de reduzir em até 70% do peso inicial.

Cirurgia bariátrica: Qual técnica escolher? Sleeve ou Bypass

Como é feito o procedimento?

A cirurgia bariátrica bypass é um procedimento complexo, realizado com anestesia geral. Em média, o tempo de cirurgia é de 2 horas, sendo recomendado ficar internado de 1 até 2 dias.

Esse procedimento pode ser realizado por meio de videolaparoscopia. Para isso, são feitos de 4 a 6 perfurações no abdômen que permitem a passagem de uma microcâmera e dos instrumentos para a cirurgia.

O procedimento também pode ser feito por laparotomia, ocorrendo a abertura total do abdômen. No entanto esse método apresenta mais riscos do que a laparoscopia.

Nessa cirurgia, é feito um corte no estômago junto ao esôfago que o divide em duas partes. Uma porção muito pequena, em forma de bolsa e, uma porção maior, que corresponde ao restante do estômago.

Além disso, é feito um corte na primeira parte do intestino, conhecido como jejuno. Em seguida, é criada uma passagem direta para os alimentos em forma de tubo entre o intestino e o estômago menor.

Por fim, a parte do intestino que ficou ligada à parte grande do estômago deve ser unida ao tubo. Essa ligação permite que o alimento se misture com enzimas que auxiliam no processo de digestão. 

Após a realização da cirurgia bariátrica bypass, o paciente consegue manter a perda de peso ao longo dos anos. Afinal, o procedimento faz com que ele fique rapidamente saciado, ingerindo uma menor quantidade de alimentos.

Como é a recuperação?

A recuperação da bariátrica bypass é lenta e pode demorar entre 6 meses e um ano. Nos 3 primeiros meses, o paciente passará pela perda de peso mais intensa. No entanto, para manter os resultados e garantir melhor recuperação é preciso ter alguns cuidados:

Seguir a dieta indicada pelo nutricionista

Geralmente o paciente passa por 3 tipos de dieta após a realização da cirurgia: líquida, pastosa e sólida. Cada uma delas deve ser seguida à risca para garantir uma boa recuperação e evitar complicações.

Tomar suplementos vitamínicos

Ao longo da recuperação, o paciente pode apresentar falta de vitaminas, por isso é importante contar com a avaliação do médico e nutricionista. Dessa forma é possível realizar a suplementação, se necessário.

Cuidar do curativo do abdômen

Após alta do hospital é de extrema importância seguir cuidando do curativo. Por isso, após uma semana de cirurgia, vá até um posto de saúde para refazer o curativo do abdômen.

Evitar esforços

Principalmente nos primeiros 15 dias (Dependendo da recomendação médica) após bariátrica bypass é de extrema importância evitar qualquer tipo de esforço. Assim é possível acelerar a cicatrização e prevenir que algum grampo se solte. Por isso, é importante seguir à risca todas as recomendações do médico.

Para saber mais sobre métodos de cirurgia bariátrica procure um profissional de confiança. Assim, ele poderá avaliar o seu caso específico e indicar os próximos passos para cuidar da sua saúde. 

Bypass ou Sleeve? Entenda a diferença

Agora que você já sabe mais sobre a bariátrica bypass, vamos falar um pouco sobre o método Sleeve.

O principal benefício da cirurgia sleeve é a redução da fome. Além disso, ele exige menor reposição vitamínica, quando comparado ao bypass.

No método Sleeve, o fundo gástrico é removido quase que inteiramente. Essa região é onde o hormônio grelina é produzido. Por isso, alguns pacientes quase não sentem fome nos primeiros meses após a cirurgia.

O método Sleeve também permite que a perda de peso ocorra de forma mais lenta.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os dois métodos, vamos às diferenças!

Antes de comparar, é importante ressaltar que ambos são extremamente seguros. Além disso, tanto o bypass quanto o sleeve reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade.

Reversão do procedimento

A principal diferença entre eles é que o bypass gástrico teoricamente pode ser revertido. Já a bariátrica sleeve é uma técnica irreversível.

Peso eliminado

Outra diferença está na média de peso eliminado após o procedimento. Isso porque com a bariátrica bypass, o paciente perde entre 60% e 80% do excesso de peso no primeiro ano. No entanto, com o sleeve, o paciente pode perder de 50% a 70% no mesmo período.

Além disso, geralmente os pacientes que realizaram o bypass gástrico eliminam a maior parte do excesso de peso no primeiro ano após o procedimento. Os pacientes que realizaram o método sleeve costumam manter a perda de peso até dois anos após o procedimento.

Embora existam algumas diferenças entre os métodos, os dois exigem um novo estilo de vida, com dieta balanceada e atividade física. Aliás, com esses dois cuidados, o emagrecimento pode ser ainda mais rápido e saudável.

Por isso, antes de escolher o método, converse com um médico especialista. Afinal, só ele saberá indicar o melhor procedimento, os riscos e os cuidados necessários para o seu caso específico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘