A colecistectomia é um procedimento cirúrgico para remover a vesícula biliar – um órgão em forma de pera que fica logo abaixo do fígado, no lado superior direito do abdômen. Sua vesícula biliar coleta e armazena bile – um fluido digestivo produzido no fígado.

Normalmente, é realizada inserindo uma pequena câmera de vídeo e instrumentos cirúrgicos especiais através de quatro pequenas incisões para ver o interior do abdômen e remover a vesícula biliar. Os médicos chamam isso de colecistectomia laparoscópica. Em alguns casos, uma grande incisão pode ser usada para remover a vesícula biliar, esse procedimento é chamado de colecistectomia aberta.

Como funciona a colecistectomia?

A colecistectomia é geralmente realizada para tratar cálculos biliares e as complicações que eles causam. O seu médico pode recomendar uma colecistectomia se você tiver:

– Cálculos na vesícula biliar (colelitíase)

– Cálculos biliares no ducto biliar (coledocolitíase)

– Inflamação da vesícula biliar (colecistite)

– Pólipos grandes da vesícula biliar

– Inflamação do pâncreas (pancreatite) devido a cálculos biliares

Riscos

Uma colecistectomia acarreta um pequeno risco de complicações, incluindo:

– Vazamento de bile

– Sangramento

– Infecção

– Lesões em estruturas próximas, como ducto biliar, fígado e intestino delgado

– Riscos de anestesia geral, como coágulos sanguíneos e pneumonia

Dependendo da sua situação, seu cirurgião recomendará uma das duas abordagens cirúrgicas:

Colecistectomia minimamente invasiva (laparoscópica)

Durante uma colecistectomia laparoscópica, o cirurgião faz quatro pequenas incisões no abdômen. Um tubo com uma pequena câmera de vídeo é inserido através de uma das incisões. Seu cirurgião assiste a um monitor de vídeo na sala de operações enquanto utiliza instrumentos cirúrgicos inseridos nas outras incisões do abdômen para remover a vesícula biliar.

Em seguida, você poderá ser submetido a um exame de imagem, como raio X ou ultrassom, se o seu cirurgião estiver preocupado com possíveis cálculos biliares ou outros problemas no ducto biliar. Suas incisões são suturadas e você é levado para uma área de recuperação. Uma colecistectomia laparoscópica leva uma ou duas horas.

Esse procedimento não é apropriada para todos. Em alguns casos, seu cirurgião pode começar com uma abordagem laparoscópica e achar necessário fazer uma incisão maior por causa do tecido cicatricial de operações ou complicações anteriores.

Colecistectomia tradicional (aberta)

Durante uma colecistectomia aberta, o cirurgião faz uma incisão de 15 cm no abdômen, abaixo das costelas, no lado direito. O músculo e o tecido são puxados para trás para revelar o fígado e a vesícula biliar. A incisão é suturada e você é levado para uma área de recuperação. Uma colecistectomia aberta leva uma ou duas horas.

Resultados

Uma colecistectomia pode aliviar a dor e o desconforto dos cálculos biliares e impedir que eles retornem. Tratamentos conservadores, como modificações na dieta, geralmente não conseguem impedir que os cálculos biliares se repitam. 

A maioria das pessoas não experimenta problemas digestivos após uma colecistectomia. Sua vesícula biliar não é essencial para a digestão saudável. Algumas pessoas podem experimentar fezes soltas ocasionais após o procedimento, que geralmente desaparecem com o tempo. Discuta com seu médico quaisquer mudanças nos hábitos intestinais ou novos sintomas após o procedimento.

A rapidez com que você pode retornar às atividades normais após uma colecistectomia depende de qual procedimento seu cirurgião utiliza e de sua saúde geral. As pessoas submetidas a uma colecistectomia laparoscópica podem voltar ao trabalho em questão de dias. Aqueles submetidos a uma colecistectomia aberta podem precisar de uma semana ou mais para se recuperar o suficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘