A hérnia ocorre mais frequentemente quando um órgão ou tecido interno penetra através de um orifício ou fraqueza na parede muscular abdominal. Em muitos casos, as pessoas têm nenhum ou muito poucos sintomas de hérnia. Você pode notar um inchaço ou caroço na área do estômago ou na virilha.

Se sua hérnia causar dor repentina e especialmente se não puder ser empurrada de volta, você deve procurar atendimento médico urgente. Isso pode significar que sua hérnia está presa ou firmemente comprimida na parede muscular (obstrução) e, em casos extremos, pode interromper o suprimento de sangue para os intestinos e tecidos do abdômen (estrangulamento).

O que envolve a cirurgia de hérnia?

A cirurgia de reparo da hérnia é o procedimento cirúrgico mais comum do mundo. A cirurgia de hérnia pode ajudar a aliviar a dor, devolver os órgãos abdominais da hérnia ao local correto e fortalecer a área muscular fraca.

Uma operação de hérnia geralmente leva cerca de uma hora e pode ser realizada de duas maneiras:

Cirurgia aberta

sob anestesia local ou geral, é feita uma incisão geralmente de 2,5 a 3 polegadas na pele perto da hérnia e o cirurgião empurra a hérnia de volta ao abdômen. A incisão é então fechada com pontos ou, muito mais comumente, uma tela é colocada sobre o orifício e fixada com pontos finos. A malha atua como um andaime e seu próprio tecido crescerá através da malha para reforçar a área enfraquecida sem colocar tensão nos tecidos circundantes.

Cirurgia de buraco da fechadura (laparoscópica)

sob anestesia geral, são feitas várias incisões menores para permitir que o cirurgião use uma técnica menos invasiva usando vários instrumentos especiais, incluindo uma pequena câmera telescópica para reparar sua hérnia. Uma tela pode então ser usada para fortalecer a parede abdominal.

Se a cirurgia de hérnia for recomendada, seu cirurgião irá aconselhar sobre o tipo de cirurgia mais apropriado com base na localização e gravidade de sua hérnia.

Existem diferentes tipos de hérnia?

A maioria das hérnias é encontrada no abdômen. As áreas de fraqueza na parede abdominal onde as hérnias são comumente encontradas incluem a virilha, a parte superior do estômago, o umbigo e onde há uma cicatriz cirúrgica.

Os tipos de hérnia mais frequentemente vistos incluem:

• Hérnias inguinais – a hérnia mais comum, vista mais em homens, causa uma protuberância na virilha. A hérnia inguinal aparece através do canal inguinal, uma passagem estreita pela qual os vasos sanguíneos passam na parede abdominal e, podem atingir o escroto.

• Hérnias femorais – também uma protuberância na virilha, relativamente incomum e observada mais em mulheres. A hérnia femoral ocorre no orifício da parede abdominal por onde a artéria e a veia femoral passam do abdome para a perna.

• Hérnias de hiato – ocorrem na parte superior do tórax, quando parte do estômago empurra para cima, passando por uma abertura no diafragma chamada hiato.

• Hérnias umbilicais / periumbilicais – ocorre no umbigo, uma fraqueza natural da parede abdominal, quando o tecido adiposo ou uma parte do intestino cutuca o abdome próximo ao naval.

• Hérnia incisional – ocorre através de uma cicatriz de uma cirurgia abdominal anterior, conforme o tecido cutuca o local cicatrizado fraco na parede abdominal.

Que complicação pode ocorrer após a cirurgia de hérnia?

A cirurgia de hérnia é um procedimento de rotina, mas, como em todas as cirurgias, há riscos de complicações. Isso pode variar dependendo da operação exata da hérnia e da sua saúde.

Muitas vezes, o maior risco de complicação é a recorrência da hérnia. Outros efeitos colaterais da cirurgia de hérnia incluem: acúmulo de seroma ou saco cheio de líquido sob a superfície da pele, incapacidade ou dificuldade para urinar, dano a órgãos ou tecidos, infecção de ferida e rejeição da tela.

Quanto tempo vou me recuperar após a cirurgia de hérnia?

O tempo de recuperação após a cirurgia de hérnia é geralmente de duas a três semanas. A maioria dos pacientes retornará às atividades diárias normais e voltará ao trabalho dentro de uma semana. Você não deve fazer nenhum trabalho pesado por pelo menos seis semanas.