Antes de optar pela cirurgia bariátrica, o paciente precisa passar por uma série de exames para avaliar o seu estado de saúde. Dentre eles, a avaliação antropométrica é um dos mais comuns. Mas, afinal, o que é avaliação antropométrica?

Abaixo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de avaliação. Continue a leitura!

Afinal, o que é avaliação antropométrica?

Para estar apto à cirurgia bariátrica, o paciente precisa ser submetido a cuidados nutricionais específicos. Além disso, é necessário realizar alguns exames que serão avaliados por uma equipe multidisciplinar.

A avaliação nutricional antes da cirurgia bariátrica envolve três etapas, sendo a primeira a avaliação antropométrica. Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre o que é avaliação antropométrica e porque ela é importante para o paciente.

Considerada uma ferramenta de diagnóstico, a avaliação antropométrica fornece dados importantes sobre o estado geral de saúde do indivíduo. Isso porque ela analisa profundamente quais são os componentes presentes no organismo e como o peso está distribuído nas diferentes partes do corpo.

Dessa forma é possível mapear o perfil nutricional do paciente, destacando suas necessidades e deficiências. Para isso são considerados aspectos como peso, altura, dobras cutâneas, circunferências, IMC e o peso ideal.

O resultado dessa avaliação também permite entender se o paciente corre algum risco de saúde devido ao excesso de gordura corporal. Com essas informações, o médico ou nutricionista consegue orientar com mais precisão a conduta alimentar que deverá ser adotada.

No pré-operatório, o paciente será submetido a uma dieta com o objetivo de otimizar o estado de saúde nutricional e minimizar os riscos e complicação durante e após a cirurgia. A dieta também contribuirá para a redução de gordura intra-hepática e visceral, facilitando o processo da cirurgia.

Como é realizada a avaliação antropométrica?

Agora que você já sabe o que é avaliação antropométrica é hora de entender melhor como ela é realizada. Geralmente, ela leva em consideração diversos fatores da composição corporal de uma pessoa.

Uma das formas mais comuns de medir a gordura corporal é através das dobras cutâneas. Isso porque elas mostram um valor aproximado da composição corporal, por meio da espessura das dobras em milímetros.

Essa contagem de dobras é feita com um aparelho chamado adipômetro, que é encaixado em contato direto com a pele e em lado não dominante. Já o peso deve ser medido por meio de uma balança antropométrica pela manhã, com o paciente em jejum e com o mínimo de roupa possível.

A circunferência corporal também é levada em conta nesse tipo de avaliação. Afinal, a relação entre a circunferência da cintura e do quadril pode mostrar o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Com esses dados coletados é possível comparar as medidas obtidas com os valores considerados ideais, levando em consideração o peso, altura e o IMC do paciente. Assim, o profissional consegue avaliar com precisão a quantidade de gordura e medidas que o paciente precisará perder antes do procedimento bariátrico.

É por essa razão que o acompanhamento com um nutricionista é fundamental para pacientes que desejam realizar a cirurgia. Afinal, só ele saberá indicar o tipo de dieta mais adequado para a necessidade de cada indivíduo.

Além disso, esses cuidados nutricionais ajudam a reduzir os riscos durante e após a realização do procedimento, e garantem uma melhor recuperação.   

Entendeu o que avaliação antropométrica e por que ela é fundamental para o acompanhamento nutricional antes da cirurgia bariátrica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘