Muitos homens ainda não se dão conta de que a andropausa possui sintomas que afetam a qualidade de vida e muito menos que isso tem como ser tratado. Mais especificamente, uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), indicou que mais de 57% dos homens sequer ouviu falar em andropausa e que 71% não possuíam conhecimento sobre os sintomas causados.

Os fatores mais comuns que atingem os homens, são: a perca do interesse sexual, a dificuldade de ereção, a ausência de concentração, a falta da capacidade intelectual, aumento na perda de pelos, começar a ganhar peso, redução de massa e força muscular, facilidade para se irritar, insônia e vários outros que o hormônio afeta.

Isso acontece principalmente a partir dos 50 anos, atingindo cerca de 15% dos homens dessa faixa etária e aumentando para 50% àqueles com 80 anos.

Fazer a reposição hormonal

A reposição hormonal masculina em linhas gerais ocorre da necessidade de suprir a carência de produção da testosterona devido o avanço dos anos de vida. Outro fator a se levantar é que a redução na produção hormonal masculina não resulta no fim da fertilidade para o homem, assim como a Menopausa é para a mulher. O que ocorre é apenas uma diminuição dela.

Para todos que apresentação essa diminuição hormonal e que não apresente restrições ao uso, é indicado a Terapia de Reposição Hormonal Masculina, que pode ser ministrada por meio de gel, injeções e adesivos.

Como fazer a reposição hormonal sem afetar as chances de câncer

Antes mesmo de iniciar reposição hormonal, é preciso que as taxas de hormônios estejam baixas e isso é comprovado por exames e acompanhamento médico. Este último será o responsável pelo tratamento que será aplicado, evitando assim o surgimento de cânceres como o de próstata ou de mama masculina.

Ter orientação médica durante todo o tratamento é fundamental para o paciente, pois oferece conforto e segurança.

Além disso, o médico pode aconselhar no estilo de vida a ser adotado, com exercícios e uma dieta saudável e equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘