A cirurgia bariátrica sleeve é um tipo de procedimento que tende a apresentar resultados muito satisfatórios para pacientes obesos. Basicamente, consiste na construção de um novo estômago, em formato semelhante a um tubo fino.
Para entender melhor como funciona esse procedimento, continue a leitura!
Como é realizada a cirurgia bariátrica sleeve?
Também chamado de sleeve gástrico, esse procedimento é capaz de reduzir de 70% a 80% do estômago original. Por isso, tem sido muito recomendado para pacientes com obesidade grau 3. O tempo de cirurgia é de 30 minutos, em média.
Nesse método é utilizado um tipo de grampeador para remover a grande curvatura, envolvendo parte do corpo e o fundo gástrico do estômago. Assim, o órgão é transformado em um tubo que possui entre 80 e 100 ml de volume.
Após esse procedimento, o paciente deixa de produzir a substância Grelina, responsável pela estimulação do apetite. Por essa razão, o método tem ganhado cada vez mais espaço na rotina dos cirurgiões, já que é tão eficaz quanto o método bypass.
Por reduzir o espaço de armazenamento, a cirurgia bariátrica sleeve diminui a quantidade de alimentos ingerida. Assim como outros métodos, esse é recomendado quando outras opções de tratamento não ajudaram na redução significativa do peso.
Esse procedimento possui a vantagem de manter o caminho original do trânsito dos alimentos, já que não exclui o duodeno. Por isso, não prejudica a absorção de elementos importantes para a saúde como ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.
No entanto, a bariátrica sleeve não pode ser revertida, já que a parte retirada do estômago não poderá ser recuperada. Outra questão está relaciona a pacientes com doenças de refluxo gastroesofágico. Isso porque pode agravar esses sintomas em determinados casos. Por isso, pode ser um procedimento mais interessante para pessoas que ingerem grandes volumes de alimentos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como é o pré e pós-operatório?
Antes de realizar a bariátrica sleeve, o paciente passa por uma avaliação clínica completa. Nessa fase também é preciso dar início aos hábitos alimentares que deverão continuar após o procedimento.
No pré-operatório também é preciso fazer uma avaliação psicológica do paciente. Isso porque qualquer questão psicológica ou psiquiátrica deverá ser tratada antes que o paciente realize a cirurgia bariátrica.
Já no pós-operatório é preciso seguir as recomendações de cada etapa da dieta. Além disso, é preciso beber bastante água e evitar exercícios e grandes esforços. Nessa fase, é de extrema importância fazer o acompanhamento médico e nutricional para garantir melhores resultados.
Vale ressaltar que qualquer método de cirurgia bariátrica ajudará na perda significativa de peso. No entanto, para manter os resultados a longo prazo é preciso dedicação ao novo estilo de vida. Afinal, é a dieta balanceada e os exercícios físicos que ajudam no cuidado com a saúde.
Como podemos ver, esse a bariátrica sleeve também oferece muitas vantagens ao paciente. Portanto, a escolha do tipo de procedimento deve ser feita junto com uma equipe multidisciplinar.
Afinal, os profissionais irão avaliar todo o quadro clínico e recomendar o melhor tratamento para o seu caso específico. Portanto, busque um médico de confiança para tirar todas as suas dúvidas sobre o cuidado com a sua saúde.
Gostaria de saber quanto custa essa cirurgia? Tenho 37 anos e estou com 110kg.