Antes de optar pela intervenção cirúrgica, é preciso entender que a obesidade é uma doença crônica e, por isso, não tem cura. Portanto, para que não haja reganho de peso após a cirurgia bariátrica, adotar um novo estilo de vida é fundamental.
Por isso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber para cuidar da saúde após a bariátrica. Acompanhe!
Como evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica
A obesidade é uma doença crônica que pode causar outros riscos à saúde do indivíduo, como infarto, hipertensão e diabetes, por exemplo. Dependendo do grau, alguns casos não podem ser resolvidos com a adoção de novos hábitos e, portanto, é necessário investir em um procedimento cirúrgico.
A cirurgia bariátrica é uma intervenção médica que reduz o tamanho do estômago e, em alguns casos, do intestino também. Dessa forma, a quantidade de alimento ingerida será menor, aumentando a possibilidade de emagrecer.
Além de reduzir o peso consideravelmente, a cirurgia bariátrica também melhora a qualidade de vida, uma vez que reduz as chances de surgirem outros problemas de saúde.
No entanto, como a obesidade é uma doença crônica, o procedimento exige uma série de mudanças nos hábitos de vida para que não ocorra o reganho de peso após a cirurgia bariátrica.
É importante ressaltar que após os primeiros dois anos do procedimento, um pequeno reganho do peso, entre 5% e 10%, é considerado normal. No entanto, isso deve acontecer de forma lenta ao longo deste período.
Se, por acaso, o reganho de peso passar dessa porcentagem, ou acontecer de forma acelerada, é preciso procurar orientação médica. Abaixo, listamos algumas possíveis causas para o reganho de peso após a cirurgia bariátrica.
Falta de acompanhamento médico
Como já falamos acima, a cirurgia bariátrica ajuda a emagrecer consideravelmente. Porém, é preciso adotar novos hábitos para manter o peso. Por essa razão o acompanhamento médico é fundamental para que os resultados sejam constantemente avaliados.
Entretanto, é comum que pacientes deixem de fazer o acompanhamento com profissionais, principalmente a terapia nutricional. Consequentemente, o novo estilo de vida acaba ficando de lado, abrindo espaço para hábitos antigos, causando o reganho do peso.
Não seguir as orientações nutricionais
Depois dos primeiros 18 meses após a cirurgia bariátrica, a maioria dos pacientes já está com o peso estabilizado e mais satisfeito com a própria imagem. Mas, é aí que mora o perigo!
Afinal, o paciente se sente confortável para não seguir tão à risca as orientações e começa a exagerar na alimentação, retomando alguns hábitos responsáveis pelo ganho de peso. É muito comum que durante essa fase os pacientes também parem de praticar exercícios com frequência, o que também prejudica os resultados da cirurgia.
Outro problema comum entre os pacientes que abandonam o acompanhamento nutricional é o hábito do beliscar. Acredite, por menor que seja a quantidade, essa prática repetidamente pode estar associada ao reganho de peso de após a cirurgia bariátrica.
Por isso, é muito importante seguir todas as orientações que foram passadas pelo nutricionista e continuar com a terapia nutricional.
Baixo consumo de proteínas
Após a cirurgia bariátrica, é fundamental prevenir a perda de massa muscular. Além de auxiliar no emagrecimento, ela é importante para a saúde do paciente. Por isso é necessário consumir a quantidade de proteína recomendada pelo nutricionista.
Além disso, é muito comum que os pacientes necessitem da suplementação vitamínica após a realização do procedimento cirúrgico. Esse cuidado também deve ser seguido à risca para garantir uma boa recuperação e os resultados.
Não fazer acompanhamento com psicólogo
O emagrecimento acelerado costuma mexer muito com o psicológico do paciente. Isso porque o cérebro demora para entender que o corpo mudou e precisa adotar novos hábitos.
Além disso, muitos pacientes criam uma expectativa distorcida em relação ao tratamento proposto, esperando que somente a cirurgia resolverá. Por isso, é fundamental que o acompanhamento psicológico seja feito desde antes da realização do procedimento.
Afinal, é importante que fique claro ao paciente que esse procedimento é apenas um passo para o emagrecimento e que a adoção de novos hábitos é fundamental para um bom resultado.
Sedentarismo
Além da reeducação alimentar, o paciente deverá adotar o hábito de praticar atividades físicas pelo resto da vida. Além de auxiliar na manutenção do peso, os exercícios aceleram o metabolismo e previnem a perda de massa magra. Por isso eles são fundamentais para evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica.
O que fazer se houver reganho de peso após a cirurgia bariátrica
Se você fez a cirurgia bariátrica e notou que está ganhando peso novamente, o recomendado é buscar ajuda o quanto antes. Para isso, retome o acompanhamento com a equipe responsável pelo procedimento: psicólogo, nutricionista, cirurgião, endocrinologista, entre outros.
Afinal, só eles saberão analisar o que pode estar causando o reganho de peso após a cirurgia bariátrica. Além de reajustar a alimentação e a prática de exercícios físicos, existem outras opções que podem ser discutidas com o seu médico.
Plasma de argônio
Esse método é capaz de realizar o fechamento da anastomose, ou emenda cirúrgica entre o estômago e o intestino. Dessa forma, o grau de saciedade é elevado, fazendo com que paciente diminua a quantidade de comida ingerida.
No entanto, esse procedimento só pode ser realizado em pacientes que fizeram a cirurgia pelo método Bypass.
Gastroplastia endoscópica
Esse método permite que o estômago operado passe por uma redução por meio de uma endoscopia. Para isso é feita uma costura interna do reservatório gástrico.
Apesar de ser realizado em quase todos os tipos de cirurgias bariátricas, o estômago precisa ter tamanho suficiente para passar pelo segundo procedimento.
Nova operação bariátrica
Em alguns casos, um paciente de Sleeve pode ser convertido para uma cirurgia Bypass. No entanto, não são todos os casos que permitem esse tipo de procedimento. Portanto, é preciso conversar com um médico para avaliar a possibilidade de realiza uma nova operação bariátrica.
Essas opções acima deverão ser avaliadas pela equipe médica, afinal são recomendadas em casos específicos dereganho de peso.
Como você pode ver, esse procedimento exige comprometimento com novos hábitos pelo resto da vida. Além disso é fundamental manter o acompanhamento com profissionais capacitados de forma regular. São esses cuidados diários que ajudarão a evitar o reganho do peso após a cirurgia bariátrica.