A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) defende que pessoas com obesidade estejam na lista de vacinação prioritária. Afinal, independentemente do grau, esses quadros são agravantes para a Covid-19.

Para entender melhor o assunto, continue a leitura!

Por que vacinação deve ser prioritária para pessoas com obesidade?

Não é novidade que pessoas com obesidade são mais suscetíveis a infecções virais mais graves. E no caso do novo coronavírus isso não é diferente.

De acordo com pesquisas, após a população acima de 70 anos, o sobrepeso é um preditor significativo para complicações da doença.

Por essa razão, profissionais de saúde defendem que pacientes nessas condições estejam na lista de prioridades na vacinação contra a Covid-19. Hoje, apenas obesos mórbidos foram colocados como grupo prioritário. Isso inclui apenas os pacientes com índice de massa corporal acima de 40.

No entanto, alguns profissionais defendem que a obesidade grau 1 também deve ser considerada prioridade. Ou seja, pacientes com índice de massa corporal acima de 30. Afinal, o risco de agravar uma infecção nesses casos também é significativo. 

Veja quais são os principais agravantes

De acordo com a SBCBM, a vacinação tem um impacto significativo na incidência de hospitalizações. Além disso, também é capaz de reduzir as admissões em unidades de terapia intensiva e mortes.

Isso acontece porque em pessoas com obesidade o volume pulmonar pode ser reduzido. Além disso, muitos sofrem com apneia do sono, o que reduz a oxigenação enquanto dormem.

Nesses pacientes, o risco de tromboses também maior, além da presença de doenças relacionadas. Por exemplo, diabetes e hipertensão arterial que favorecem o agravamento da infecção causada pelo novo coronavírus.

Além disso, alguns pesquisadores acreditam que o tecido adiposo pode ser um importante reservatório de vírus. Isso porque ele precisa de um receptor presente na membrana das células para conseguir invadi-las. E o tecido de gordura possui esse receptor em abundância.

Diante desses fatores, profissionais de saúde defendem a vacinação prioritária para pacientes com obesidade.

Lista de comorbidades para vacinação prioritária

Hoje, apenas pessoas com obesidade com índice de massa corporal acima de 40 estão na lista de vacinação prioritária. Além desse quadro, outras doenças foram consideradas.

Por exemplo: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica, dentre outras.

Por isso, é importante que pessoas com comorbidades estejam atentas ao período de vacinação em cada cidade.

Cuidados essenciais contra a Covid-19

Como visto acima, os sintomas de covid-19 podem ser agravados em pessoas com obesidade. Por isso, é de extrema importância que os médicos conscientizem seus pacientes a não relaxarem nos cuidados.

Para começar, é importante não interromper tratamentos para um emagrecimento saudável. Ou seja, manter a prática de atividades físicas regularmente e seguir uma dieta equilibrada.

Além disso, siga à risca todas as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde. Isso inclui distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras. Também é importante realizar com frequência a limpeza e desinfecção de ambientes.

E claro: ao perceber qualquer sintoma de covid-19, procure por um médico o quanto antes. Afinal, é importante iniciar os cuidados e o isolamento o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘