A reeducação alimentar é uma etapa importante para pacientes obesos que optam pelo procedimento cirúrgico. Por isso, listamos aqui quais são as fases do pós operatório da cirurgia bariátrica.
Afinal, essas etapas são essenciais para garantir um bom resultado a longo prazo. Continue a leitura para saber mais sobre o pós operatório.
Pós-operatório da cirurgia bariátrica: o que é preciso fazer?
Os cuidados nutricionais são de extrema importância no pós-operatório da cirurgia bariátrica. Isso porque garantem que o paciente faça a readequação do organismo a sua nova realidade.
Além de outros cuidados fundamentais, o paciente deve seguir quatro fases para regular a alimentação. Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma das etapas. Veja só!
Fase 1 – dieta líquida
A primeira fase do pós-operatório da cirurgia bariátrica é responsável pela hidratação e readaptação do trato digestivo. Por isso, a dieta possui baixo valor calórico e, como o nome sugere, apenas líquidos são liberados para consumo.
Dessa forma, são liberados sucos, chás, água de coco e alguns caldos de legumes coados. Essa etapa é importante para preservar o repouso intestinal e pode durar de 3 a 10 dias.
Fase 2 – dieta líquida cremosa
Após a fase de readaptação do trato digestivo é possível começar a introduzir alimentos mais cremosos, mas ainda líquidos. Portanto, alimentos coados e liquidificados ainda serão a base da dieta.
A diferença é que serão introduzidos líquidos como leite, iogurte e sopas batidas. Em alguns casos a gelatina também será permitida. Essa fase do pós operatório da cirurgia bariátrica pode durar de 5 a 10 dias.
Fase 3 – dieta pastosa
A terceira fase inclui alimentos pastosos. Ou seja, purês, polenta, legumes esmagados, caldos, carnes magras desfiadas e ovo mexido.
Essa etapa pode ter uma duração um pouco maior, sendo de 20 a 30 dias. E, embora a mastigação volte à cena, os alimentos devem exigir pouco esforço.
Fase 4 – dieta branda
Essa etapa serve como uma preparação para a introdução da uma dieta normal.
Nessa fase, os alimentos ainda devem ser macios e bem cozidos para facilitar a mastigação. Por exemplo, arroz, legumes cozidos, sopas, carnes magras desfiadas e frutas sem casca ou bagaço.
A fase 4 do pós operatório da cirurgia bariátrica também pode durar de 20 a 30 dias. Em seguida, o paciente já poderá voltar para uma dieta normal.
Reintrodução da dieta normal
Após essas quatro fases, o paciente poderá reintroduzir uma dieta normal à rotina. Dessa forma, os alimentos sólidos passarão a fazer parte da alimentação.
No entanto, o paciente ainda deve ter cuidado com o processo de mastigação para facilitar a digestão dos alimentos.
É importante ressaltar que todas essas fases exigem o acompanhamento médico e nutricional. Por isso, a duração de cada fase e a inclusão de determinados alimentos pode variar de acordo com o quadro de cada paciente.
Além disso, o indivíduo deve se comprometer com uma mudança no estilo de vida, com a prática de exercícios físicos e dieta equilibrada. Assim, conseguirá manter os resultados a longo prazo.