A cirurgia bariátrica é um procedimento muito procurado para tratar casos de obesidade. Mas, antes de optar pela intervenção cirúrgica, é importante saber se o seu convênio médico cobre cirurgia bariátrica.

Pensando nisso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre planos de saúde antes de realizar o procedimento bariátrico. Acompanhe!

Como saber qual convênio cobre a cirurgia bariátrica

Apesar de já ser bastante comum, a cirurgia bariátrica é indicada somente para pacientes que tentaram, mas não conseguiram emagrecer com outros métodos. Isso porque, apesar de reduzir o peso consideravelmente, o procedimento exige muito comprometimento com os novos hábitos, que deverão ser seguidos pelo resto da vida.

É por isso que, além dos aspectos físicos, o paciente também passa por avaliações emocionais. Afinal, é de extrema importância que ele esteja disposto a colaborar com as mudanças propostas pela avaliação inicial.

Para compreender se a cirurgia bariátrica é o procedimento mais adequado, o paciente deve fazer um acompanhamento com, pelo menos, 4 especialistas: nutricionista, psicólogo, cardiologista e endocrinologista.

No entanto, antes de decidir pela realização do procedimento, é importante saber se o seu convênio médico cobre a cirurgia bariátrica. Afinal, apenas o diagnóstico não é suficiente para conseguir a liberação pelo plano de saúde.

Como saber se é possível usar o convênio para a bariátrica

A cirurgia bariátrica consta no rol de procedimentos obrigatórios da ANS (Agência Nacional de Saúde), por isso todos os convênios são obrigados a oferecer esta cobertura.

Contudo, existem alguns critérios a serem preenchidos para que a cirurgia seja realizada pelo plano de saúde. De acordo com a ANS, os procedimentos que devem ser oferecidos são:

Entretanto, o convênio médico cobre a cirurgia bariátrica somente se o beneficiário atender aos critérios indicados abaixo.

Além disso, alguns requisitos também devem ser preenchidos, como:

Na maioria dos planos de saúde existe um prazo de carência para a realização de cirurgias. Geralmente, se o convênio é adquirido já em estado de obesidade mórbida, o procedimento será liberado após 24 meses da contratação.

Entretanto, se o plano não foi adquirido com um quadro de obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica, assim como qualquer outra, poderá ser realizada após 180 dias.

Em ambos os casos é preciso preencher os critérios citados acima, além de apresentar o laudo médico comprovando a necessidade da cirurgia. Por isso, é importante ficar atento a essas questões para saber se o convênio médico cobre a cirurgia bariátrica.

Diante de tantas condições a serem cumpridas para a realização do procedimento, muitos pacientes ficam na dúvida se o convênio cobre a cirurgia bariátrica. Por isso é muito importante manter-se informado sobre todas as regras do plano de saúde contratado para evitar possíveis problemas no futuro.

Conheça alguns convênios que podem cobrir a cirurgia bariátrica:

SulAmérica

SulAmérica

NotreDame Intermédica

NotreDame Intermédica

Prevent Senior

Prevent Senior

Central Nacional Unimed (CNU)

unimed

GreenLine Sistema de Saúde

Bradesco Seguros

Porto Seguro

Porto Seguro

Hapvida Saúde

São Francisco Saúde

Amil Assistência Médica

Caso tenha dúvidas, entre em contato com seu convênio para saber se ele proporciona o reembolso.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘