A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos mais indicados para pessoas com obesidade grau II ou mais elevada. Ela é capaz de contribuir com a saúde e a qualidade de vida do paciente, sendo o recurso mais efetivo para evitar outros problemas provenientes desse quadro.

No entanto, para que os benefícios sejam obtidos, é preciso adotar novos hábitos e seguir à risca todas as orientações médicas. Por isso, reunimos neste blog tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica. Acompanhe!

infográfico representando a diferença entre  cirurgia bariátrica Sleeve e a Bypass
Diferença entre cirurgia bariátrica Sleeve e a Bypass

Como é feita cirurgia bariátrica e quem pode fazer o procedimento

Como falamos acima, a cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para reverter casos de obesidade. Conhecido como “redução de estômago”, ele é capaz de mudar a anatomia original do órgão, reduzindo a capacidade de receber alimentos.

Além disso, essa cirurgia também afeta a produção de hormônio da saciedade, o GLP-1, diminuindo a vontade de comer. Assim, logo no primeiro mês já é possível notar diminuição no peso.

No entanto, existem alguns critérios para passar pelo procedimento. Ou seja, ele é recomendado para indivíduos obesos com IMC acima de 40 ou pessoas que tenham IMC acima de 35 com doenças associadas como diabetes, colesterol alto, hipertensão, entre outras.

Outra questão é a técnica que será utilizada para a realização da cirurgia. Atualmente, existem duas que são mais usadas: a Sleeve e a Bypass. A primeira é o método que retira parte do estômago sem alterar o intestino. É o mais indicado para pacientes que apresentam um quadro menos grave de obesidade.

Já o segundo método representa 70% das cirurgias realizadas no Brasil, sendo mais praticado no sistema público. Nesses casos, o estômago é reduzido com grampos ou cortes. Além disso, é feita a alteração no intestino para reconectá-lo à parte do estômago que irá permanecer funcional.

Portanto, é fundamental o acompanhamento médico durante todo o processo de decisão sobre a cirurgia bariátrica. Afinal, é ele quem vai ajudar nas escolhas acima e, também, com os cuidados necessários, inclusive da realização do procedimento.

Cuidados necessários antes da cirurgia  

A cirurgia bariátrica é considerada um dos melhores procedimentos para garantir mais saúde e qualidade de vida para pessoas com obesidade.  No entanto, é preciso mudar alguns hábitos antes mesmo de realizar a cirurgia para que os benefícios sejam obtidos.

Como você já deve imaginar, a primeira mudança é na alimentação. Portanta, assim que decidir realizar a cirurgia bariátrica, é fundamental que o paciente seja acompanhado por profissionais especialistas, incluindo um nutricionista.

Isso porque a alimentação antes do procedimento já deve ser balanceada e sem exageros para começar a reduzir as calorias, mas sem deixar de consumir os nutrientes necessários. Dentre as recomendações básicas, podemos destacar:

É recomendado também que o paciente opte por uma dieta líquida uma semana antes da cirurgia. Dessa forma, a perda de peso é otimizada e, em alguns casos, é capaz até de diminuir os sintomas de esteatose hepática, também conhecido como gordura no fígado.

Além da mudança na alimentação, outras medidas são importantes para um bom resultado pós cirurgia, entre elas, a prática de exercícios físicos. Esses cuidados são essenciais para evitar o ganho de peso e para melhorar a qualidade de vida.

Bypass Gástrico

Cuidados após a cirurgia bariátrica

Como falamos acima, a alimentação é uma etapa fundamental em todo o processo da cirurgia bariátrica. E, após o procedimento, não será diferente. Nesta etapa, a dieta do paciente possuirá diversas fases.

Logo após a realização da cirurgia, o paciente passará por uma fase de adaptação com a adoção de uma dieta líquida restritiva. Além disso, a quantidade ingerida deve ser controlada por um nutricionista.

Isso porque, além de cuidar do processo de cicatrização, a alimentação ajudará o paciente a preservar massa muscular e perder gordura. Ao passar pela cirurgia bariátrica, o paciente também pode precisar de suplementação de vitaminas.

Esse cuidado é essencial para que o paciente não desenvolva problemas como anemia, fraqueza, dor muscular ou óssea. Portanto, é fundamental seguir todas as instruções passadas pelo nutricionista.

Nos primeiros meses após a cirurgia, é comum sentir um incômodo ao ingerir alguns alimentos. Por isso, é muito importante comer devagar e em pequenas quantidades. Também é comum que alguns alimentos, principalmente os açucarados, gordurosos e calóricos sejam cortados da dieta.

 Isso porque eles podem causar a síndrome de dumping, que acontece quando o alimento passa rapidamente do estômago para o intestino. Esse e quadro pode causar uma sensação de mal-estar, suor, enjoo e até coração disparado. Ou seja, o paciente acaba mudando a alimentação por necessidade.

O método escolhido para a cirurgia também deve ser levado em consideração no período de recuperação.

Isso porque os pacientes que adotaram o método aberto, devem ficar de repouso por mais tempo para que a cicatrização ocorra adequadamente. Nesses casos, o médico também pode indicar o uso de faixa abdominal ou cinta para evitar que os pontos soltem.

Além das mudanças no estilo de vida após a cirurgia bariátrica, o paciente também precisará realizar exames médicos periódicos.

Normalmente, as consultas serão trimestrais com o cirurgião até o segundo ano após a cirurgia. Afinal, é necessário avaliar todo o progresso do organismo: perda de peso, sintomas gastrointestinais, alimentação, perda de circunferência abdominal, entre outros.

Apesar das inúmeras mudanças no estilo de vida, esses cuidados são muito pequenos quando comparados aos benefícios da cirurgia e da nova vida após a realização do procedimento.

Isso porque a obesidade é um fator de risco para diversas doenças, como infarto, câncer, hipertensão e diabetes, por exemplo. E, para reduzir os riscos ao longo da vida, a cirurgia acaba sendo uma das melhores opções para esses pacientes.

Portanto, se você pensa em fazer a cirurgia bariátrica, converse com um médico especialista. Afinal, só ele saberá avaliar a sua situação e indicar o tratamento mais adequado.

Depoimento de um paciente após realizar cirurgia bariátrica 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘