A cirurgia bariátrica é um procedimento muito indicado para tratar a obesidade mórbida. Porém, alguns pesquisadores estudam a eficácia do procedimento para a hipertensão também.
Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre a evolução dessa pesquisa. Continue a leitura para saber mais!
Cirurgia bariátrica é eficaz para hipertensão? Entenda o estudo
Um problema de saúde bastante comum em pacientes com excesso do peso é a pressão alta. É por isso que alguns pesquisadores passaram a estudar a possibilidade da cirurgia bariátrica tratar a hipertensão associada à obesidade.
De acordo com estudos, a cirurgia bariátrica é mais eficaz do que o uso de medicamentos isoladamente para o tratamento de pacientes hipertensos a longo prazo.
O estudo apresentado no Congresso da Associação Americana de Cardiologia (AHA 2019), analisou 100 pessoas, sendo que 50 foram submetidas à cirurgia e as outras 50 continuaram no tratamento clínico.
Os resultados mostraram que, com a realização do procedimento, foi reduzida a necessidade de medicações em mais de 70% dos pacientes. Além disso, eles apresentaram melhores resultados em todos os parâmetros metabólicos e inflamatórios.
Foi constatado também que 72,7% dos pacientes operados reduziram em menos de 30% o número de medicação que utilizavam antes da cirurgia. Já no grupo que ficou com o tratamento clínico, apenas 12,5% conseguiram reduzir o número de medicações.
Outro fator analisado foi a redução da pressão arterial durante a noite, o que representa menor risco de complicações cardiovasculares. Diante desses resultados, é provável que a cirurgia bariátrica é capaz de melhorar outras condições de saúde do paciente.
O que hipertensão?
A hipertensão é uma das principais causas de morte e atinge entre 20% e 25% da população adulta da América Latina. Essa doença crônica faz com que o coração exerce um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente ao corpo.
Além disso, ela também pode levar o paciente a casos de infarto, derrames e até insuficiência renal. Além disso, as chances de filhos herdarem a doença de seus pais é de 50%.
Portanto, é fundamental adotar cuidados com a saúde para evitar o desenvolvimento dessa doença. Isso porque, além da hereditariedade, fatores como o consumo de alimentos industrializado, abuso de sal e bebidas alcoólicas, exceto de peso e a obesidade também podem causar hipertensão.
Quando recorrer à cirurgia?
A cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes com IMC igual ou maior do que 40kg/m² com ou sem presença de doenças relacionadas. Já para indivíduos com comorbidades relacionadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, o IMC deve estar entre 35kg/m² e 40kg/m².
A idade também é um critério a ser avaliado para a realização da cirurgia. Por isso, pacientes acima de 65 anos deverão passar por uma avaliação mais detalhada.
Com a perda de peso corporal resultante da operação e a adoção de mudanças no estilo de vida, há uma redução significativa do esforço do coração. Dessa forma, é possível diminuir os níveis de pressão nas artérias e facilitar o controle da hipertensão.
Cuidados necessários
Como falamos acima, a cirurgia bariátrica é capaz de melhorar a qualidade de vida dos pacientes com obesidade. Isso porque, além de auxiliar na redução significativa do peso, ela também garante bem-estar e pode controlar a hipertensão.
No entanto, para manter os resultados a longo prazo, o procedimento exige cuidados importantes pelo resto da vida. Isso inclui um novo estilo de vida com alimentação equilibrada e saudável e a prática de exercícios físicos regulares.
Por isso, é importante realizar uma consulta multidisciplinar, que inclui nutricionista e psicólogos. Para saber mais sobre o seu caso específico, procure um profissional de confiança, afinal, só ele saberá analisar as suas necessidades da melhor maneira possível.