A cirurgia bariátrica já é considerada um procedimento que vai além do controle da obesidade. Isso porque alguns estudos já mostram a eficiência da cirurgia bariátrica para diabetes tipo 2.  

De acordo com alguns estudos, o procedimento de redução de estômago pode ajudar a controlar a diabetes. No entanto, é preciso saber escolher o tipo de cirurgia mais indicado para esses pacientes.

Abaixo reunimos algumas informações importantes sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!

Entenda a importância da cirurgia bariátrica para diabetes tipo 2

O procedimento bariátrico é uma alternativa eficaz para tratar casos de obesidade. Mas, além disso, alguns estudos mostram que esse tipo de cirurgia também pode controlar os níveis de diabetes.

Isso porque a cirurgia bariátrica acelera o processo de digestão, ajudando na liberação de hormônios como o GLP 1. Esse tipo de hormônio atua sobre o pâncreas na produção de mais insulina.

Com mais insulina, o corpo consegue colocar mais açúcar dentro das células. Consequentemente, o nível de açúcar no sangue é reduzido. Além disso, com a redução de peso, os níveis de substâncias inflamatórias também diminuem, melhorando a ação da insulina no organismo.

É por essa razão que a cirurgia bariátrica também pode oferecer resultados positivos para o controle de diabetes. Mas, afinal, como saber qual o tipo ideal de cirurgia bariátrica para diabetes tipo 2

Qual é o tipo de cirurgia bariátrica indicado para pacientes com diabetes?

Um dos maiores desafios para quem apresenta diabetes tipo 2 é conseguir controlar o peso. Por essa razão a cirurgia bariátrica tem se tornado uma boa opção de tratamento para esses casos.

No entanto, para realizar o procedimento o paciente deve apresentar IMC acima de 35 e diabetes de difícil controle.

Além disso, é preciso realizar um acompanhamento multidisciplinar para definir o melhor tratamento antes de optar pela cirurgia bariátrica para diabetes tipo 2.

De modo geral, as operações metabólicas mais realizadas são a derivação gastrojejunal em Y de Roux (Bypass em Y de Roux) e a gastrectomia vertical. Entretanto, essa segunda opção pode ter menor efetividade para o controle do diabetes tipo 2.

Já o procedimento Bypass em Y de Roux apresenta ações antidiabéticas diretas. Com ele, os níveis de diabetes podem ter melhores resultados, independente da perda de peso. 

Portanto, esse é o procedimento mais indicado para pacientes que optam pela cirurgia bariátrica para diabetes tipo 2.

Para pacientes com diabetes são poucas as contraindicações para a realização do procedimento bariátrico. Dentre elas, um nível muito avançado, no qual o pâncreas não tem reserva de células beta que produzem insulina. Isso também vale para pacientes com diabetes tipo 1.

O procedimento também é contraindicado para pacientes portadores de diabetes autoimune. Ou seja, aquela em que o próprio organismo produz anticorpos contra as células produzem insulina.

Por fim, também há contraindicação para pacientes que apresentam reservas funcionais cardiopulmonares reduzidas. Afinal, isso pode impedir que o indivíduo suporte qualquer intervenção sobre anestesia geral.

Como visto acima, o procedimento bariátrico pode ser uma boa solução para pacientes com diabetes tipo 2. No entanto, lembre-se de que é fundamental procurar um médico para uma análise e orientação para o seu caso específico. 

Chat
Olá! Podemos te ajudar?
Para iniciar uma conversa agora
Clique no botão abaixo ↘