A cirurgia bariátrica é uma alternativa muito indicada para pacientes com obesidade. Mas, além de reduzir o peso consideravelmente, a cirurgia bariátrica deixa cicatriz e marcas pelo corpo.
Por isso é importante buscar orientação sobre todas as mudanças causadas pelo procedimento e entender quais são os cuidados necessários. Abaixo listamos quais são as principais marcas deixadas pela cirurgia bariátrica e como cuidar de cada uma delas. Continue a leitura para saber mais!
Afinal, a cirurgia bariátrica deixa cicatriz?
É muito comum os procedimentos cirúrgicos deixem marcas no corpo do paciente. Por ser invasiva, a cirurgia bariátrica deixa cicatriz no abdômen após a colocação da banda gástrica ou bypass.
Por essa razão, o paciente receberá alguns curativos depois de realizar a cirurgia. E, para evitar infecções e garantir uma boa cicatrização, deverá ter cuidado com a região até a remoção dos pontos.
Durante este período é recomendado que o paciente tenha um acompanhante que ajude com os cuidados necessários. Isso porque o ideal é que o paciente esteja deitado de forma confortável para a troca dos curativos. Já o acompanhante deve seguir algumas recomendações:
- Lavar bem as mãos antes e depois de trocar os curativos e, de preferência, vestir luvas de procedimento para realizar a atividade;
- Limpar a incisão conforme orientação médica;
- Depois de higienizada e seca, cobrir a ferida operatória com gaze e esparadrapo.
O acompanhante deve analisar também qualquer alteração da ferida, como presença de secreção, inflamação ou abertura dos pontos. Nesses casos, a equipe médica deve ser comunicada para tratar o problema o quanto antes.
Geralmente, depois de 15 dias o indivíduo terá que remover os pontos e, nos próximos dias, aplicar um creme hidratante para cuidar da cicatriz.
Em geral, a cicatrização costuma ser tranquila, com apenas um desconforto nos primeiros dias. No entanto, é preciso seguir as recomendações passadas pela equipe médica e observar todos os sinais anormais.
A cirurgia bariátrica deixa cicatriz e, além disso, também pode causar a flacidez da pele. É bastante comum também que o paciente apresente estrias e manchas escuras em algumas regiões do corpo.
Apesar de não fazerem mal ao organismo, essas marcas causam incômodo nos pacientes, que passam a buscar alternativas para eliminá-las.
É preciso fazer cirurgia plástica após a bariátrica?
Como visto acima, a cirurgia bariátrica deixa cicatriz e algumas marcas. Por essa razão muitos pacientes optam pela cirurgia plástica após a realização do procedimento bariátrico. Isso porque ela possui várias técnicas capazes de solucionar os problemas de marcas, manchas e até a flacidez da pele.
Dentre os procedimentos, a cirurgia plástica remove a gordura, enquanto os músculos abdominais são expostos e saturados, com o intuito de ficaram mais firmes. Além disso, todo o excesso de pele é removido.
No entanto, o paciente deve aguardar até que o peso se estabilize e esteja dentro do esperado pelo cronograma médico. Isso deve acontecer um ou dois anos após a realização da cirurgia bariátrica.
Afinal, é necessário aguardar até que o organismo se recupere por completo da primeira cirurgia e se adapte aos novos hábitos alimentarem e de atividades físicas.
Além disso, o procedimento só é recomendado para pacientes com IMC abaixo de 30. Acima disso a cirurgia plástica só é realizada devido a outras razões consideradas pelo médico.
É importante também que todo o procedimento seja acompanhado pelo cirurgião bariátrico, nutricionista e psicólogo para um melhor preparo do paciente para o procedimento.
Como você pode ver, a cirurgia bariátrica deixa cicatriz e exige muitos cuidados no pós-operatório. Por isso, busque orientação com um médico especialista para entender todas as consequências do procedimento e evitar surpresas no pós-operatório.