O Brasil é o segundo País que mais realiza cirurgias bariátricas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mesmo com a evolução das técnicas e dos crescente número de cirurgias realizadas, ainda existem muitas dúvidas sobre a redução do estômago.
Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade atinge 18,9% da população brasileira e o excesso de peso faz parte da vida de 53,8% dos brasileiros. Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica.
1 – Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia bariátrica
MITO – Para fazer a cirurgia é necessário ter IMC (índice de massa corporal) acima de 40 kg/m² e ter tentado outros tipos de tratamentos para emagrecer, sem ter obtido sucesso. Também é possível fazer com IMC entre 35 e 40 kg/m², desde que o paciente tenha doenças causadas pela obesidade.
2 – Após a cirurgia, poderei comer de tudo que não vou engordar
MITO – É necessário ter cuidado com a alimentação e evitar alimentos calóricos após a bariátrica, caso contrário o risco de engordar é grande. É aconselhável ter acompanhamento de um nutricionista, adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.
3 – O paciente pode ter queda de cabelo
VERDADE – A queda de cabelo está relacionada à perda rápida de peso, e pode ocorrer por volta do terceiro mês após a cirurgia. Também é necessário avaliar se a falta de algum nutriente não está agravando a situação.
4 – Quem faz bariátrica não pode engravidar
MITO – Com a perda de peso, as chances de uma mulher engravidar aumenta. Mas, é recomendado que a gravidez ocorro depois de dois anos da cirurgia, quando o peso já estará estabilizado.
5 – O paciente não conseguirá comer alguns alimentos nunca mais
MITO – Os pacientes podem comer tudo o que comiam antes da cirurgia, mas em quantidades menores. Mas é importante lembrar que a perda e a manutenção do peso estão ligadas à mudança de hábitos alimentares.
6 – A bariátrica é uma cirurgia mais arriscada que outras
MITO – Com a evolução da cirurgia bariátrica, o risco da operação é igual ao de uma cesárea. Mas o paciente precisa estar comprometido e disciplinado para que o sucesso da cirurgia seja completo.
7 – O paciente deverá tomar vitamina por toda a vida
VERDADE – Sempre que houver falta de alguma vitamina no corpo, o paciente deverá suplementar com o auxílio do endocrinologista e do nutricionista.
8 – A cirurgia bariátrica melhora ou cura doenças graves
VERDADE – A obesidade causa diversas doenças que podem matar, com a perda de peso o paciente pode ter uma melhora significativa em sua saúde. Muitos, por exemplo, deixam de tomar remédios para diabetes tipo 2 e pressão alta depois da cirurgia.
9 – É necessário fazer uma ampla avaliação médica antes da cirurgia
VERDADE – O paciente que realizará a cirurgia passa por uma avaliação de diversos profissionais além do cirurgião, entre eles estão: endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, ortopedista e pneumologista.
10 – É necessário uma dieta restrita após a cirurgia
VERDADE – A dieta vai variar de pessoa para pessoa, mas normalmente o paciente passa por uma dieta líquida, depois uma pastosa, depois uma dieta branda e, por volta de um mês após a operação, pode voltar a comer praticamente tudo.